Vale do Loire de bicicleta - dia 02 de 05

Colocamos o despertador para acordar, tomar o belo café da manhã e aproveitar ainda a piscina para sairmos às 11h, conforme a reserva da hospedagem. Não foi assim tão difícil acordar, e o café compensou, assim como o relaxante banho de piscina aquecida logo de manhã. Nem lembro a última vez que havia tomado banho de piscina de manhã.



Uma das coisas boas de ficar em chambres d`hôte é a hospitalidade e a possibilidade de nos relacionarmos mais diretamente com habitantes do lugar. A hospitalidade é algo cultivado na França, assim como a arte de saber conversar. Então também é uma forma de praticar o idioma além de degustar produtos da região no café da manhã e receber orientações turísticas do pessoal local.

Adoramos a hospedagem no Le Clos Elisa. Ficaria ali uma semana só aproveitando o quarto, a piscina, o jardim e o café da manhã!



Antes de tomar rumo pelas ciclovias da região, demos uma caminhadinha pra ver a cidade. O local é pequeno e não tem muito o que conhecer. Mas ver as pessoas em seu dia a dia num lugar assim nos faz pensar que a vida pode ser vivida de muitas maneiras e em muitos ritmos diferentes.
Ontem a noite, já tarde, quando fui fechar a janela do nosso quarto, que era no segundo andar, vi que a rua estava absolutamente escura. A cidade quase toda já dormia e nem as luzes da rua estavam mais acesas. O céu estava estampado de estrelas prometendo um dia seguinte de tempo bom.

Elisabeth nos apresentou duas opções de ciclovia, uma pela floresta e outra que retomaria o Loire. Saint-Laurent-Nouan na verdade era mais afastado, saindo inclusive da via “Loire à velo” que havíamos tomado de Orleans até Beaugency. Existem muitos roteiros e trajetos sinalizados por toda região. Decidimos então tomar o rumo margeando o Loire. E lá fomos nós, pedalando felizes. Saímos e já passava de meio dia. Café da manhã foi por volta de 10h, então compramos sanduíches de baguete na boulangerie da cidade pra comer mais tarde.

As sungas e maiô molhados, penduramos no remorque pra ir secando no caminho. Super chique!

Bom, o tipo de chão da rota que seguimos foi bem variado: de asfalto liso em meio a plantações e floresta, a uma trilha lazarentinha e esburacada margeando o rio. Mas tudo bem, o dia estava lindo, o sol um pouco tímido, mas sem sinais de chuva ao longo da jornada.



Depois de andar por uns 9 km, fomos chegando à civilização e eis que a placa com o nome do lugar dizia: Saint-Lourent-Nouan! Mas nós tínhamos saído de Saint-Lourent-Nouan!!!

Como assim??? A cabeça deu um nó. Apesar de haver aqui e ali plaquinhas indicando a direção nas ciclovias e em meio às cidades, eventualmente nos bate dúvidas. O mapa das ciclovias da região que Elisabeth nos deu veio bem a calhar. Mas nosso bom amigo tem sido mesmo o google maps, que mesmo sem conexão com internet, nos mostra onde estamos e assim conseguimos ter mais noção dos locais e direções. Mas será que nos enrolamos em meio a nossa felicidade e empolgação e acabamos dando uma volta? Fomos entrando mais no lugar tentando desvendar o mistério. Vimos a torre da igreja e a concluímos que era a igrejinha que visitamos antes de partir: voltamos mesmo!!?. Mas chegando na rua principal, percebemos que não era o mesmo local. Vimos um mercadinho e tabac – coisa que estava fechada em Saint-Lourent-Nouen. Observamos melhor a igreja e rua principal... ufa! Não era a mesma localidade. Fui comprar algo fresco pra beber e créditos pro celular, por que, né, já vimos que pode ser útil... e a primeira pergunta que faço pra atendente, depois de um bonjour, obviamente, foi: Nós estamos exatamente onde??? Resposta: Nouen-sur-Loire, um distrito (comuna) de Saint-Lourent-Nouen, por isso a placa na entrada da cidade... aff....

O trecho mais difícil foi de Nouen para Muides-sur-Loire. Trilha com buracos, subidinhas, dureza pra seguir com um remorque. Numa bici sozinho iria bem. Em Muides voltamos para uma ciclovia melhor e fomos até Saint-Dryé-sur-Loire onde tiramos algumas fotos e fizemos uma pausa em uma área de piquenique na margem do rio, quase embaixo da ponte que vem da cidade de Mer. Por ali, o caminho da famosa via Loire à Velo vinha pra margem de cá rumo ao castelo de Chambord, o que deduzimos ser uma ciclovia melhor do que o pedaço de trilha de terra e mato que pegamos. Já havíamos feito cerca de 15 km e, mesmo tendo feito paradinhas curtas pra tirar foto, beliscar um sanduíche e beber água, seguimos relativamente direto.



Tomamos então o caminho pra um dos castelos mais famosos – e lindos – da região. Um tanto de pedaladas e já avistamos parte do muro de 32 km que cerca o parque. Tomamos o caminho indicado para bicicletas, lamentando não ser a mesma estrada de quem vem de carro, que permite contemplar o castelo de frente enquanto avança em sua direção. Tivemos dúvidas aqui e acolá se estávamos no caminho certo. Até que saímos da área de bosque e avistamos o bonitão. Uma plaquinha indicava bicicletas para adiante, mas um caminho mais curto, que parecia ir mais diretamente, nos chamava. Obviamente tomamos o caminho mais direto... E quando já quase lá, o que tinha no caminho? Uma porteira trancada a cadeado... Ahhhh... Já estávamos com 23 km de pedalada, querendo descansar largados admirando o bonitão... teríamos que voltar? Ao lado do caminho e do portão havia um campo que parecia dar acesso a uma saída desta nossa prisão. Mas uma plaquinha indicava que por ali somente podia seguir para caminhada e não bicicleta. Decidimos que Aline atravessaria os cerca de 400 m de campo pra ver se era viável ir com o remorque. Foi e... tudo certo! Sinal feito de longe, lá fui eu e Joaquim descendo a ladeira de campo em busca da felicidade.



Montamos nosso acampamento bem em frente ao castelo, na vista mais central e privilegiada. Nos largamos lá por um tanto de tempo, fotos, sorrisos, gemidos, uma bebidinha gelada, pés ventilando...
De Chambord até nosso Chambre d’hôte de hoje, ainda uns 10 km. Borá lá então que já era 17h50 e havíamos dito que chegaríamos às 18h30...



De Chambord precisávamos passar por Bracieux e vendo o mapa era uma estrada reta. As indicações de ciclovia iam pelo bosque, um caminho lindo e agradável. A energia já estava baixa, apesar da beleza do local. Em certo momento, vimos apenas a indicação de que ali era um roteiro pra passeios de cavalo, embora o chão fosse semelhante a antes, um chão de terra batida bem plana. Ficamos em dúvida e seguimos, sempre em paralelo com a estrada e os carros. Mais um pouco, indicava para as bicicletas cruzarem a rua e seguirem pelo outro lado pelo bosque, só que em sentido perpendicular. Oi??? Como assim? Nosso amigo Google maps nos confirmava que Bracieux era pro outro lado.... Seguimos um pouco e uma placa indicava Bracieux a 4,5 km. Eita... Resolvemos voltar e tomamos a via de carros mesmo – que delicia um caminho liso de novo! Os carros são bastante cautelosos, o que me deixa mais tranquilo, mas Aline não relaxa do mesmo jeito. Porém o movimento não era intenso, o que nos permitia pegar mais velocidade pra tentar chegar logo ao destino.


Logo chegamos em Bracieux. Combinamos de eu ir a mercado comprar algo pra janta e Aline mandar mensagem que estávamos a caminho. A resposta veio: em 5 minutos estaríamos no destino em Tour-en-Sologne.

Uma das coisas mais agradáveis desde que começamos o trajeto, é cumprimentar a todos que passam por nós de bicicleta com um sorridente bonjour e receber com sorrisos igualmente felizes outros bonjours. Mas também descobrimos um sério problema nesta nossa viagem. A gente se pega quase o tempo todo sorrindo – e isto é um problema pois volta e meia precisamos cuspir insetinhos que insistem em ser devorados pela nossa alegria! Pedalar sem óculos então... nem pensar, pois assim teríamos que tirar mosquitinhos dos olhos também!!

Fizemos hoje cerca de 33 km, tendo saído pouco depois de meio-dia de Saint-Laurent-Nouen e chegado a Tour-en-Sologne depois das 20h.

Já percorremos 71 km pedalando. E estamos apenas no segundo dia.

Um comentário:

  1. Oi Família Scheffler
    Nada como uma pedalada recebendo a brisa no rosto, não é?
    Liberdade no trajeto e possibilidade de interagir com o ambiente.
    Abs

    ResponderExcluir