FRANÇA - Dia 04: feira em Aix e praia em Cassis

Resolvemos mudar o ritmo da viagem e curtir uma praia. Mas antes resolvemos visitar a feira no centro de Aix, ver o que estas feiras provençais tem de tão especial. E realmente, estas feiras são um deleite aos sentidos: cheiros deliciosos, cores, sabores – várias vezes nos ofereceram degustão. Depois de ver a feira de alimentos, artesanado e roupas, fomos ver a feira de flores, que fica na praça da prefeitura. Tudo de bom para um sábado de manhã.

Depois disso seguimos pra praia. Destino: Cassis, a 48 km de Aix. Pra ir mais rápido, decidimos pagar pedágio mas não foi caro. Ruim é saber como os pedágios funcionam, pois existem dinâmicas diferentes: com atendente, pagamento automático, pra retirada de ticket, pra pagamento de ticket, pra arremesso de moedinha e assim vai. Pegamos um sábado lindo de sol. Rodamos um pouco até achar um local pra estacionar e demos sorte: de graça e bem localizado. A cidade se concentra na volta do porto onde tem vários cafés e restaurantes. Muita gente com cara de endinheirada, mas essa região central preserva os ares de cidadezinha. A praia de cascalho branco e mar verde, permite ver alguns morros em tons de marrom e laranja do lado esquerdo e rochas cinzas do outro lado. Na praia tinha muita gente deitada tomando sol, de roupa e tudo e direto no chão. Tinha algumas pessoas de roupa de banho tomando sol e alguns poucos adolescentes corajosos que entraram no mar por alguns minutos e com fortes reações à temperatura gélida da água. Ficamos imaginando que no verão não deve ter lugar pra pôr o pé no chão, pois se num sábado no início da primavera já tinha tanta gente por lá... Descobrimos lá que existem passeios de barco para visitar os calanques. Eles oferecem 3 possibilidades: 3, 5 ou 8 calanques, com durações que vão de 45 a 1h30. O preço varia conforme a duração. Decidimos ir no de 5, a um custo de 17 euros por cabeça e 1h05 de duração. Foi muito bacana. Eles dão algumas informações em francês sobre alguns pontos. Um passeio muito bonito.

Na volta programamos o GPS pra evitar pedágios e ele nos levou a Marseille. Atravessamos a cidade e ficamos impressionados com o tamanho – é a segunda ou terceira maior cidade da França. Resolvemos que não iremos visitar Marseille desta vez, estamos preferindo lugares menores e mais “apreensíveis”.

Um comentário:

  1. olÁ Aline e Ismael, confesso que os relatos de vocês me encantam. Dá boas dicas e aumenta a vontade de ir logo viajar.
    Vamos para França e Portugal em julho 2016, e gostaríamos de saber se Aix é o mesmo que Aix de Provence. Vocês conhecem Grenoble, Carcassonne, Toulousse y Burdeos? quais dicas podem dar para elas? abraços e boas viagens!

    ResponderExcluir