ITÁLIA - Dia 10: Siena - Pisa

Depois do café da manhã, aproveitamos pra cair na piscina mais uma vez. Logo carregamos o carro poisn nossa viagem pela Itália acabaria no final do dia. Seguimos pra Pisa e decidimos aproveitar que teríamos tempo pra visitar os monumentos da cidade. Programamos o  GPS e fomos circulando a cidade de Pisa até que vimos logo ali, entre uma paisagem bucólica, os grandes monumentos: o batistério, a catedral e a torre inclinada.

Tentamos achar um lugar o mais próximo possível da praça onde estes monumentos se encontram e estacionamos no pátio de um hipermercado (estacionamento pago), antes de nos metermos em uma área mais "encurralada". Caminhamos um pouco e pelo fluxo de pessoas era fácil saber para onde deveríamos ir. Chegando lá, plenas férias de verão europeu, o movimento de turistas era grande. Fomos comprar os ingressos para visitar os monumentos na central de venda, mas não foi muito demorado. Lá se pode comprar ingressos combinados entre monumentos e museus. A venda de ingresso concentrada exigia um cálculo de nosso tempo pra saber o que poderíamos fazer naquele pedaço de dia. Tudo claramente explicado, com informações em várias línguas. Muito simples a compra.
 Decidimos visitar internamente apenas o batistério e o duomo. O batistério impressiona pelo tamanho. É muito alto, na foto abaixo dá pra ter uma idéia das dimensões. Para chegar no segundo nível, precisa subir por escadas.
Dali fomos pro Duomo. Imenso também, muito alto, de uma riqueza ornamental indescritível: pinturas, mosaiscos, esculturas por todas paredes e teto. O lugar é impressionante, se pode passar uma vida lá que não se conseguirá observar tantos detalhes.  

Púlpito.

Castiçal do anjo. Ao fundo o altar principal.
 Nosso tempo acabava, pois tínhamos que devolver o carro antes de pegar o vôo de volta a Paris. A estada ali foi muito rápida, cerca de 2h e meia em Pisa. Deveríamos ter dedicado ao menos um dia completo pra aproveitar o que os monumentos desta parte de Pisa têm a oferecer. Vamos ficar, mais uma vez, devendo à Itália. E pra nos redimirmos, só voltando.
Se a torre inclinada é realmente inclinada?? 
Devolvemos o carro tranquilamente, fizemos o check-in pra Paris e ainda sobraram alguns minutos pra ficar à toa. Os 10 dias de viagem foram fantásticos. Dias esplêndidos de sol, paisagens fantásticas, cidades memoráveis, momentos de profunda alegria. De certa forma lamentamos não aproveitar mais o que a Itália nos oferece. Mas foram dias incríveis que só poderíamos ter vivido estando ali, na velha bota da Itália.


(PS: muitos dados mais práticos da viagem que gostaríamos de registrar aqui foram esquecidos, pois estes post foram escritos mais de meio ano depois da viagem de julho de 2011.).

3 comentários:

  1. Caros Ismael, Aline e também pequeno Joaquim! Me chamo Igor, moro em SP e estou montando meu roteiro de 22 dias pela bota! Fiquei fissurado pelo roteiro que vocês fizeram e por nos disponibilizar o relato dessa viagem! Vou com minha noiva e vamos explorar a Toscana! Gostaria de entrar em contato com vocês para trocar informações sobre roteiro e algumas dicas! Poderiam por favor me passar um contato de e-mail? Se quiserem me resposnder meu e-mail é igor.atas@gmail.com
    Fic no aguardo de um contato e parabéns pelo blog! Grande abraço,

    ResponderExcluir
  2. Ismael e Aline, parabéns pelo Blog. Sou Vânia, moro em Belo Horizonte. As suas descrições são tão perfeitas que nos fazem ter a sensação de que estamos viajando junto com vocês. Já fui três vezes à Itália, sendo que em duas delas fui à região da Toscana mas ainda faltam lugares para conhecer, naquela região e seus relatos foram muito interessantes... conheço Carrara e achei graça quando você falou em "montanha de neve"... é mesmo parecida... Obrigada por suas informações úteis de descrição deliciosa de ler... mande mais! Boas Viagens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vânia! Obrigada pela visita e pelo carinho!! A gente sempre diz que escrever sobre as viagens é como viajar de novo! E ter um retorno assim como o seu nos motiva a continuar escrevendo! Obrigada!! E boas viagens pra vc também ;)

      Excluir