Paraty é, para mim, um lugar de voltar sempre!

Continuando nas viagens da memória, uma vez que o #fiqueemcasa continua valendo (já são 70 dias de distanciamento social!), resolvi relembrar um destino onde já estivemos duas vezes: Paraty, Rio de Janeiro. Este é um daqueles lugares do coração, que nós amamos conhecer e ficamos com muita vontade de voltar. Desde que Joaquim nasceu, a vontade de voltar a alguns destinos com ele aumentou ainda mais.

Cartão postal de Paraty - Igreja de Santa Rita de Cássia

A primeira vez

Nossa primeira estadia nessa cidade histórica e fofa foi no início de 2005, fechando um roteiro incrível que fizemos de carro saindo de Curitiba até Minas Gerais e voltando pelo litoral do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. Essa viagem vale um post a parte e Paraty foi a cereja do bolo. Foi tão bom que estendemos o tempo lá e deixamos o litoral de São Paulo para desbravar em outra oportunidade.

As típicas ruas de pedra onde o caminhar pede calma e atenção aos detalhes

Como vínhamos de uma viagem longa de carro, estávamos bem cansados e nos dois dias anteriores a Paraty choveu muito, a ponto de perdermos a oportunidade de conhecer Angra dos Reis e Ilha Grande. Por isso, emocionalmente, Paraty foi um oásis de beleza e descanso para nós! Nos três dias em que ficamos lá fizemos caminhadas descompromissadas pela cidade histórica, fotografamos muito, curtimos a noite boêmia nos barzinhos charmosos, onde rola muita música boa ao vivo, e fizemos um passeio de escuna.

Cada ruela do centrinho histórico é um recanto!

Nós amamos passeios de barco, sempre que temos oportunidade, seja onde for, a gente aproveita pra navegar e ver outros pontos de vista do lugar que estamos conhecendo. E este passeio de escuna em Paraty foi um dos melhores que já fizemos!! Tanto que ficamos super felizes de repetí-lo na companhia do filhote quando voltamos em 2016.

Chegando na praia da Lula para uma parada e mergulho. Esse mar verde é incrível!

Paraty- o retorno

Doze anos e um filho depois, nós voltamos a Paraty! Aproveitamos um feriadão em setembro para cair na estrada. A previsão era de nove horas e meia de viagem de Curitiba a Paraty, mas nós resolvemos inventar moda e em São Paulo descemos a serra rumo a Santos pra pegar a estrada litorânea, sabíamos que aumentaria um pouco o tempo, mas achamos que a beleza compensaria! Realmente a beleza vale em alguns trechos, mas a viagem ficou muito mais longa do que imaginamos!!! Não víamos o tempo no GPS avançar, pois tem trechos com muuuitas curvas, foi bastante cansativo! Mas chegamos!!

Na primeira vez nós ficamos hospedados num hotel na rua principal que dá acesso ao centro histórico. Era bem localizado e nem usamos o carro pois dava para ir a pé até o centrinho. Nesta segunda vez optamos por ficar um pouco fora da "muvuca", para ter uma experiência diferente e porque estávamos dispostos a explorar mais os arredores da cidade. Paraty é recheada de passeios bacanas: cachoeiras, trilhas, esportes radicais, etc. Ficamos na praia de Jabaquara, numa pousada  gostosinha bem perto da praia. Para ir ao centro e outros lugares, que não a praia de Jabaquara, precisávamos do carro, mas os acessos são bem tranquilos.

Praia de Jabaquara

Um dos primeiros programas que fizemos foi o passeio de escuna. Nosso barco não era muito grande, o que é bom pois assim não éramos um grupo grande (cerca de 20 pessoas). Tinha música ao vivo - violão e voz - da melhor qualidade (graças a Deus, porque temos trauma de passeios com música alta e de qualidade duvidosa, rsss...). O passeio dura 5 horas, o almoço é servido a bordo, tem algumas paradas para banho e mergulho e é tudo tão lindo que nem vemos o tempo passar. Alguns pontos de parada são a Lagoa Azul, Praia Vermelha, Praia da Lula e Ilha Comprida.

Os barcos saem do cais e proporcionam uma linda vista da cidade

Nadando na Lagoa Azul

Escuna onde fizemos nosso passeio

Mar tranquilo e muita paz

Uma das delícias de Paraty é caminhar à noite pelas ruelas do centro histórico. Existem muitos barzinhos, restaurantes, cafés e bistrôs charmosos, muita música boa ao vivo, difícil é escolher onde ficar.

No dia seguinte nós fomos em busca das cachoeiras da região. Ouvimos falar sobre o poço do Tarzan e Cachoeira do Tobogã e lá fomos nós! O lugar tem uma beleza incrível, mas estava super cheio e tinha um pessoal meio engraçadão se arriscando a pular de lugares perigosos, não curtimos o clima. Fizemos uma caminhadinha para explorar um pouco e atravessamos a ponte pênsil (bem legal!). Ali pertinho fica o Alambique Engenho d'Ouro, aproveitamos para conhecer o lugar e comprar uma cachaça da região.

Ponte pênsil no poço do Tarzan

Outra cachoeira que super nos indicaram foi a da Pedra Branca, então saímos a sua procura, ficava a pouco mais de 7 Km dali e, diferente da primeira, esta estava completamente vazia, era toda nossa!!! Passamos um bom tempo curtindo toda aquela natureza. A água estava mega gelada, mas depois de um tempinho ficamos "amortecidos", rssss... foi muito bom!!

Cachoeira da Pedra Branca

O passeio do terceiro dia foi conhecer a praia Trindade, distante cerca de 25 Km de nossa pousada. Como estivemos em Paraty em setembro, o clima não era de verão, pegamos até um friozinho e dias chuvosos, mas deu pra caminhar bastante e curtir a beleza de Trindade. Na volta tivemos a grata surpresa de sair um pouquinho da rota e conhecer Paraty Mirim.

Trindade

Paraty Mirim

Voltando para a pousada, ainda aproveitamos o entardecer melancólico na praia do Jabaquara. Mesmo com neblina e frio, a paisagem é pura poesia.

A noite chegando na praia de Jabaquara

No dia de pegar a estrada de volta pra casa ainda aproveitamos a manhã para curtir a praia pertinho da pousada. Alugamos um caiaque de três lugares e curtimos um belo passeio nas águas calmas de Jabaquara.

Foi uma viagem deliciosa!! E Paraty é um daqueles lugares de voltar sempre de novo!!